top of page

NOSSO BLOG

Buscar
  • Foto do escritorvaldirmassoni

Seguro para bikes, novas opções do mercado.

Já se foi o tempo em que a expressão “ladrões de bicicleta” fazia alusão aos criminosos inexperientes.



Cada vez mais brasileiros têm investido em bicicletas de alto custo para a prática esportiva, lazer e meio de transporte. Simultaneamente, há um aumento nas ocorrências de roubos e furtos de bikes que leva, consequentemente, à consciência de que este equipamento representa um patrimônio que precisa ser protegido. A contratação de um seguro é a opção cada vez mais procurada para este fim.

Já se foi o tempo em que a expressão “ladrões de bicicleta” fazia alusão aos criminosos inexperientes. Sim, há ainda os oportunistas, mas surgem cada vez mais especialistas, meliantes que sabem avaliar as bicicletas top de linha e se concentram nelas no momento de agir. Esses casos, infelizmente, aumentam na mesma medida em que mais pessoas aderem a uma boa bicicleta.

As estatísticas alertam ao aumento do risco em todo o país.


Além de mais bicicletas de alto valor estarem circulando, o furto de bicicleta é um crime de baixo risco: “dificilmente o meliante é pego, e quando é, as consequências são mínimas”, diz um estudo do blog norte-americano priceonomics. Resumo da ópera: tem muito ciclista que investiu um valor elevado em seu equipamento, mas acaba usando uma segunda bicicleta, de menor valor, e deixa a “top” em casa para utilizar apenas em competições ou pedaladas em grupo. Deixar a melhor bicicleta em casa não é o desejo da maioria, e também não é garantia de segurança, já que mesmo dentro de casa ela pode ser alvo dos meliantes.


Diante deste cenário, o seguro para bicicleta surgiu e tem se popularizado como uma solução para proteger este bem. Segundo o Sindicato dos Corretores do Estado de São Paulo (Sincor), a procura por seguros contra furtos e roubos de bicicletas no estado paulista triplicou nos últimos anos.


Com a demanda em alta, é crescente o número de corretoras oferecendo o seguro que atenda ao público ciclista. Na Charis Seguros por exemplo, trabalhamos com seguro para bikes há dois anos. Segundo Valdir Massoni, comercial técnico da corretora, A Charis seguros este ano completa 10 anos de mercado, e em 2016 entrou no nicho de seguro para bicicletas dada a necessidade identificada de nossos clientes.


Em parceria com a Argo Seguros, oferecemos o seguro Protector Bikes. Segundo Massoni, o seguro basicamente é procurado por atletas que buscam garantir a integridade de seu equipamento, bem como a tranquilidade em seus treinos e provas por todo o país, uma vez que a cobertura é nacional”.


E no meu caso, seguro é a solução?

Para responder a esta pergunta, vale recorrer ao conceito de seguro. Os artigos 757 a 802 do Código Civil, além de legislação extravagante que lhe diz respeito, tratam amplamente do tema “seguro” no direito brasileiro.


Sucintamente, seguro é um contrato pelo qual a seguradora, mediante recebimento de um valor monetário estipulado denominado prêmio, assume perante o segurado a obrigação de indenizá-lo caso ocorra um sinistro, resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco) indicado no contrato. Tais riscos podem estar relacionados à vida, saúde, direitos ou patrimônio do segurado, como é o caso da bicicleta.

Quanto maior o “risco”, mais sentido faz realizar o seguro. Para ilustrar, um caso bem extremo é o de Escolas de Bicicletas, que realizam cursos com atividades práticas ao ar livre, em parques, onde a um grau de risco elevado. Nestes casos, são muitas bicicletas, algumas de valor importante. Sabendo do aumento de roubos e furtos de bicicleta, decidem segurar todas as bicicletas para ter um pouco mais de tranquilidade na utilização.


Assim como temos seguro da casa, do carro, seguro de vida, devemos fazer também o seguro das bicicletas.


Outro ponto a ser levado em consideração para analisar a viabilidade do seguro é o valor do bem. A maioria das seguradoras exige que a bike tenha um valor mínimo, que gira em torno de R$ 3.000,00. Na maioria dos casos, o perfil dos segurados são de pessoas preocupadas com proteção, prevenidas, e que normalmente pedalam duas ou mais vezes por semana.

Elas possuem uma bicicleta de um custo um pouco mais elevado que a média.


Coberturas

Imagine o seguinte senário: Um bandido te aborda e toma a bicicleta de suas mãos. Neste caso ´´e necessário fazer um Boletim de Ocorrência, comprovando este fato, e receber o valor do seguro, deduzido da franquia. O seguros na sua maioria cobrem o roubo, seja a mão armada ou não, mas não cobre o furto simples. Ou seja, se você for ao banheiro de um parque público e deixar sua bicicleta em um paraciclo, e o ladrão romper o cadeado e levar sua bike, o seguro não ressarce.


Ao fazer a cotação, converse com o corretor de seguros sobre o uso que você faz e as situações em que se sente ameaçado.


Muitas seguradoras oferecem a opção de seguro residencial com extensão para a bicicleta. Alguns deles cobrem também a bicicleta. A cobertura vale para os seguintes sinistros: incêndio, subtração, colisão e danos elétricos, desde que a bicicleta esteja devidamente guardada no interior da residência habitual do segurado. Também em trânsito, desde que conduzida pelo segurado; sendo transportada em veículos adequados e/ou adaptados para tal fim, e responsabilidade civil: reembolso das despesas decorrentes dos danos corporais e/ou materiais causados a terceiros, em razão de acidentes ocasionados pela utilização da bicicleta relacionada na apólice de seguro, desde que em quaisquer das circunstâncias o próprio segurado seja o condutor.

Quanto custa?

Ao buscar uma cotação o ciclista deve ter em mãos um documento fiscal de compra da bicicleta. Algumas seguradoras, além disso, realizam uma vistoria da bike. A Argo Seguros, por exemplo, pede que o cliente tire algumas fotos para análise. De posse dessas fotos mais as informações pessoais, emiti-se a apólice. Com o valor do bem estabelecido, calcula-se o valor anual do seguro e da franquia, em caso de sinistro.


O nicho de seguro para bicicletas ainda tende a crescer e evoluir no Brasil, adaptando-se à nossa realidade e necessidades. Se você tem uma bicicleta de valor maior, mas se sente intimidado em certas situações, com medo de ser assaltado ou furtado, avalie a alternativa de realizar um seguro. Ter alguma garantia de reposição do seu bem e proteção ao seu patrimônio lhe deixarão mais à vontade para aproveitar sua bicicleta do jeito que você sonhou ao adquiri-la. 

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page